20 de junho de 2009

Dar Sentido À Vida

Inúmeras são as pessoas que me questionam sobre o porquê de fazer voluntariado! Na maioria das situações fico com a sensação de que não é fácil traduzir em palavras a verdadeira dimensão do ser voluntário. Sinto que cada vez mais o mundo desperta para esta realidade de fazer algo pelo outro, nem que seja por breves, mas significativos dias. Mas, se a certeza de que se fez algo de bom e positivo é a meta a atingir por alguns, não querendo ser audaciosa, mas a verdade é que voluntariado, para mim, é muito mais do que isso! O voluntariado faz parte da minha vida… Não nasceu comigo, mas tenho a certeza que me acompanhará sempre, em certas alturas de uma forma mais activa, noutras mais passiva, mas o certo é que ele está sempre presente. Ir ao encontro do outro sem saber quem é torna-se um desafio constante e que me faz querer sempre mais e mais.
O que me faz ser voluntária não é passar umas férias num local diferente, com pessoas diferentes. Sou voluntária e continuarei a sê-lo porque é algo que me enriquece e creio que enriquece quem me rodeia. Não voltamos de uma experiência destas sem que algo mude em nós. Quando isto não acontece talvez fosse melhor nem ter ido. Voltamos mudados e com uma força interior completamente renovada.
No meu caso pessoal venho com o coração cheio e com um novo olhar sobre tudo e todos. Criam-se laços de amizade, formamos uma verdadeira família com todos os voluntários e com todos aqueles que são a razão de eu estar lá: a comunidade que nos acolhe. Por tudo isto é que ano após ano vou repetindo esta experiência, pois já não consigo conceber o tempo de férias sem fazer voluntariado, seja em Portugal, ou fora dele, pois para mim é reconfortante aumentar a minha família… nem que seja por alguns dias! Quantas situações já me marcaram positivamente nestes cinco anos de trabalho com os outros em diferentes situações: voluntariado com deficientes profundos em Fátima, nas longínquas aldeias de Angola, perdidas geograficamente mas encontradas pelo amor, nos Terraços da Ponte, bem às portas de Lisboa, com crianças e jovens. Apesar de não fazer parte das minhas opções, o grupo Diálogos oferece ainda a possibilidade de fazer voluntariado com os idosos, em Vilar Formoso. Aqui, acentua-se o encontro com o passado de cada um, sempre salpicado de relatos extraordinários, nos quais se partilham vitórias e derrotas, alegrias e tristezas, onde cada voluntário é um ouvinte muito especial. Estes encontros são portadores de felicidade para cada um dos envolvidos nestes projectos.
Mas esta felicidade tem que ser partilhada, ou melhor, a felicidade só é verdadeira quando é partilhada, por isso nunca vou individualmente nestes projectos de voluntariado. Encontrei ao longo destes anos no grupo Diálogos -leigos svd para a missão - com um carisma com o qual me identifico, o suporte para esta minha forma de estar na vida. Para mim, voluntariado é isso mesmo… não uma decisão para alguns dias, mas uma forma de estar na vida nas mais diversas situações. 
Ana Isabel Almeida

Sem comentários: