22 de fevereiro de 2010

Convívio...

Como todos nós sabemos, o fim-de-semana de 20 e 21 de Fevereiro foi dedicado ao convívio entre o nosso grupo. Como já era sabido ficámos instalados na casa da Marta, na Relvas. Quando efectivamente o grupo se reuniu na sua maioria, foi por volta da hora de almoço no sábado, logo como se pode facilmente prever que a primeira tarefa foi fazer o almoço para todos. Com a organização de todos e depois de um tempinho para reconhecimento da casa, e cumprida a primeira tarefa, almoçámos. Durante a tarde quem de facto estava e pode foi até ao Bombarral visitar um jardim, que a apurar pelo que foi dito, merece realmente a nossa visita e quem sabe uma futura actividade que passe por esse local. Ao final do dia o grupo foi à Eucaristia em Santa Catarina, aproveitando também o facto de esta ser animada pelos jovens. Após esse contacto mais próximo de Deus, e depois de já termos voltado a casa para recompor as energias, jantando, fomos novamente para Santa Catarina, mas desta vez para o Centro Pastoral. Sendo que nesse momento mais elementos já tinham chegado para integrar este nosso convívio. No Centro Pastoral assistimos com a restante comunidade a um teatro sobre a vida de Jesus Cristo, mas numa versão mais musical, de seu nome “O Nazareno”. 
Na minha opinião, acho que este teatro foi de facto muito bom, sendo que de entre muitos aspectos que gostei ressalvo o facto de ser um teatro que cativa muito a sua plateia, pois a animação e a música a isso o favorecem. Mas de facto o mais importante, e destaco este aspecto porque este fim-de-semana desde sempre que foi planeado para ter uma vertente acima de tudo de convívio e conhecimento do grupo não tendo como ponto fulcral as orações que caracterizam o nosso grupo, para mim foi a excelente oportunidade que tivemos de assistir a este teatro ainda para mais em plena Quaresma. Ou seja, se para nós enquanto grupo Jesus Cristo e a sua vida são a nossa inspiração e a fonte das nossas orações, considero muito importante neste tempo de reflexão, vermos representada a vida de Jesus que a deu por todos nós numa prova de amor infinito. Terminado o teatro, regressámos a casa e depois de algum tempo de conversas e jogos a pouco e pouco, todos fomos dormir para ganhar forças para o dia seguinte. Já no domingo, e depois de dormirmos até perto de almoço, voltámos a unir-nos todos para o almoço e desta vez também já com mais elementos do grupo. Para terminar o encontro e após a pausa de almoço, o grupo reuniu-se e discutiram-se assuntos pendentes, aproveitado o facto de estarmos juntos. Após este momento mais informativo e depois da limpeza, chegou o momento de regressar a casa.
Considero que este fim-de-semana, sendo acima de tudo dedicado ao convívio, no entanto a presença de Deus entre nós nunca foi esquecida quer nas orações às refeições quer na Eucaristia ou no teatro. Acho que foi muito bom enquanto grupo estes dias, para que nos pudéssemos conhecer melhor individualmente e enquanto grupo e saliento o facto de se ter realizado num tempo que todos, mais do que nunca devemos ter presente o amor de Cristo por todos nós, que o manifesta todos dias sendo a sua maior prova a Sua entrega à cruz.


Filipa Coito

Sem comentários: