10 de abril de 2010

Família sempre em Missão

Júlia, J. Carlos e Ana Sofia estão ligados aos Missionários do Verbo Divino e integrados na Comunidade do Prior Velho. Sonham com uma Igreja mais Missionária, por isso, comprometem-se como família na Evangelização. Fazem um apelo à participação nas Jornadas Missionárias Nacionais e à utilização, ano após ano, do Guião ‘Outubro Missionário’. Sonham partir, como família, em Missão lá fora. 
Amigos de longa data do Diálogos e dos Missionários do Verbo Divino deram uma grande entrevista ao Jornal Voz da Verdade que poderá ver aqui.

------------------------------------------------------------------------------------
Júlia, J. Carlos e Ana Sofia: Família sempre em Missão

04 Abr. 2010

Sonham com uma Igreja mais Missionária. Por isso, comprometem-se como família na Evangelização. Ligados aos Missionários do Verbo Divino, integrados na Comunidade do Prior Velho, fazem um apelo à participação nas Jornadas Missionárias Nacionais e à utilização, ano após ano, do Guião ‘Outubro Missionário’. Sonham partir, como família, em Missão lá fora.


Marcas das raízes
O Zé Martins nasceu no Bombarral. A Júlia é lisboeta de origem. Ele, aos 11 anos, entrou no Seminário do Verbo Divino, em Fátima. Só lá esteve um ano, mas a marca foi tão profunda que nunca mais se separou desta grande família missionária. Ela cresceu na Fé na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Lá pertenceu ao grupo de jovens e teve como assistente espiritual D. Albino Cleto, um padre que marcou a sua adolescência e juventude, ajudando-a a cimentar a fé. A maioridade obrigou a grandes mudanças na vida da Júlia: “Aos 18 anos a minha vida alterou-se radicalmente. Entrei para o Instituto Superior de Economia, onde me licenciaria em Finanças, e mudei de casa para a freguesia da Falagueira na Amadora. Se, por um lado, fui forçada a deixar o grupo juvenil que tanto me motivava, outros desafios se abriram, tendo começado a dar catequese”.
O Zé tem a alegria de fazer parte dos antigos alunos dos Seminários do Verbo Divino que, em 1974, lançaram as bases da sua Associação.

Família com Fé
1977. Conheceram-se fora das actividades da Igreja, mas o surgir de um projecto de vida para toda a vida tem muito a ver com a sintonia em questões de fé e compromisso pastoral. A celebração do Matrimónio foi, claro está, uma grande festa.
Casados de fresco, as suas vidas e compromissos pastorais foram, novamente, ajustados: “Quando casámos fomos morar para a freguesia da Venteira, na Amadora, e de imediato procurámos integração nas actividades da nova paróquia, tendo pertencido ao grupo de teatro e a um dos grupos corais. Mais tarde surgiu, por iniciativa do pároco, um grupo de casais que se reuniam para reflectir em conjunto. Aceitámos de imediato o novo desafio, o qual acabou por dar origem a duas Equipas de Nossa Senhora”.

Espiritualidade Verbita
Momento forte das suas vidas foi o nascimento da filha no dia de Santo António, em 1981.
A ligação aos Verbitas foi aumentando com o passar dos anos. O Zé foi Presidente da Associação dos Antigos Alunos do Verbo Divino (AAVD) e a Júlia sempre o acompanhou nesta missão. Garante o Zé: “O trabalho desenvolvido ao longo dos anos tem criado laços cada vez mais fortes com o SVD”.
Em finais da década de 90 surgiu a ideia de criar um movimento que congregasse as pessoas que, de algum modo, se sentissem tocadas pelo espírito Verbita do Pe. Arnaldo Janssen. Surgiu então o AMIVD, tendo este casal missionário sido eleito para a Direcção Regional de Lisboa, em 2003. As consequências foram claras: “Envolvidos por um cada vez maior espírito missionário passámos a frequentar com maior regularidade variados encontros missionários, designadamente as Jornadas Missionárias em Fátima”.

‘Diálogos’ em Missão
A Missão em família nunca foi descurada e a Ana Sofia cresceu neste ambiente. Confessa a mãe: “A Ana ia crescendo e nós procurámos que sempre nos acompanhasse para todo o lado, pois entendemos que as melhores lições são as que provêm do exemplo, e isso permitiu que ela fosse crescendo na fé em ambiente de missão. Isto foi dando vários frutos entre os quais em 2004 integrou o grupo Diálogos – Leigos SVD para a Missão e esteve um mês em Angola”.

Colégio e Prior Velho
Trabalham no seu Colégio D. Pedro V, no Algueirão. Além das aulas de EMRC, introduziram a catequese, pois verificaram que muitas crianças não tinham possibilidade de a frequentar na Igreja paroquial.
Ao verificar os enormes desafios a que a nova Paróquia do Prior Velho tinha que responder, o Zé e a Júlia decidiram, há 4 anos, integrar esta paróquia, confiada aos Verbitas e marcada pela diversidade étnica. A Missão ali acontece com naturalidade e eles participam nas actividades aí desenvolvidas.

Missão lá fora...
Mas há mais Missão a partilhar. Contam: “No futuro, ambicionamos fazer uma missão de pelo menos 1 ou 2 meses num país de língua portuguesa. Enquanto isso não é possível procuramos ser missionários ‘em casa’, ou seja, na família, na paróquia, no colégio que temos no Algueirão, e onde directa ou indirectamente a fé e a palavra de Deus nos guiam dia a dia, nomeadamente apostando na EMRC e na catequese, mas também na ligação escola-família, porque consideramos que esta é a base de uma educação sólida como a que tentámos sempre dar à Ana”.

PERFIL

1954 – Nascimento do Zé no Bombarral
1952 – Nascimento da Júlia em Lisboa
1978 – Celebração do Matrimónio
1981 – Nascimento da Ana Sofia
2004 – Missão da Ana Sofia em Angola
2006 – Integração na Paróquia do Prior Velho




Tony Neves

Sem comentários: