17 de abril de 2010

Uma experiência Ecológica

Uma pergunta se deve fazer: Será que os cristãos têm uma responsabilidade acrescida no respeito pela criação? Certamente que sim! A responsabilidade e o zelo ecológico da biosfera é um dever universal, desde que o Homem foi criado. Nas palavras do nosso querido Papa João Paulo II e do patriarca ecuménico Bartolomeu I podemos sentir o sentido que cada cristão deve ter: 
“Caracterizados por esta semelhança, Deus pôs-nos no mundo a fim de que cooperássemos com Ele para a realização cada vez mais plena da finalidade divina da criação. (...) O respeito pela criação deriva do respeito pela vida e pela dignidade do homem. É com base no nosso reconhecimento de que o mundo foi criado por Deus, que podemos discernir uma ordem moral objectiva no âmbito da qual é necessário definir um código e uma ética ambiental. Nesta perspectiva, os cristãos e todos os outros crentes têm um papel específico a desempenhar, proclamando os valores morais e educando as pessoas a cultivarem uma consciência ecológica, que não é outra coisa senão a responsabilidade em relação a si mesmas, aos outros e à criação.” 
Sempre senti, pessoalmente, que nós devemos respeitar tudo o que nos rodeia, as pessoas, os animais, as plantas, a geologia...ou seja o Mundo! Nas escolhas profissionais que tive de fazer, senti, dentro de mim, que a necessidade de zelarpor um maior respeito pelo ambiente passa, na mesma medida, por um maior conhecimento das “coisas”. E isso levou a escolher a Engenharia do Ambiente como um dos caminhos a percorrer. 

Muito aprendi ao longo dos estudos e das várias experiências que tive. Como exemplo, actualmente trabalho numa empresa na área da manutenção preventiva da eficiência dos Sistemas de Saneamento Básico (limpeza e inspecção vídeo de colectores, Estações Elevatórias, Estações de Tratamento de Águas Residuais, etc.). Apesar dos recursos que se deviam gastar na manutenção destes sistemas, essa manutenção fica sempre para último “porque não se vê!”. Só quando as águas residuais (o esgoto) “saltam para fora” e inundam a casa, os terrenos ou a fábrica é que se actua... 

Sendo cristão sinto a necessidade acrescida de perceber o que fazer para evitar que situações semelhantes não firam a criação de Deus e consequentemente todos nós numa próxima vez...! Termino com uma frase da minha madrinha de crisma que fixei na memória como lema para a vida: “Deus perdoa sempre; o Homem perdoa às vezes; a Natureza nunca perdoa”. A nossa responsabilidade ecológica passa por nos lembrarmos diariamente que as nossas de cisões, para tornar um ambiente melhor, estão mesmo debaixo dos nossos corações: vontade, coragem e motivação.

Sem comentários: