29 de maio de 2010

60 Anos construindo proximidades...

Passava um pouco das 10 horas do dia 23 de Maio de 2010, em Guimarães, quando vislumbrei as primeiras pessoas que, tal como eu, ainda deixavam transparecer através de bocejos, o quão há pouco tempo atrás ainda estavam no aconchego dos seus lençóis. Apesar de o dia estar a principiar, já o calor do sol se fazia sentir na pele de todos aqueles que procuravam uma pequena sombra, para se abrigarem dos intensos raios de sol. 
Este podia ser o início de um qualquer diário que muitos de nós já tivemos o prazer de ler. Mas não é, bem pelo contrário. Toda esta prosa refere-se exclusivamente ao habitual encontro convívio dos Amigos do Verbo Divino da zona Norte.

Entre saudações e muita alegria, cerca de 200 pessoas foram-se dirigindo para o antigo ginásio, para começar o dia de encontro e partilha. “ SVD Portugal - 60 Anos Construindo proximidades” foi o lema para todo o encontro. O ponto alto do dia era a Eucaristia e, por isso mesmo, de uma forma serena, todos viveram intensamente esta celebração, presidida pelo Provincial Pe. José Antunes. O momento de acção de graças foi um soberbo hino à figura de Jesus Cristo, através de uma representação realizada pelo grupo de jovens de Gémeos. Com uma simples encenação, mostraram que os jovens perante um mundo desorientado e com imensas situações caóticas, só com a ajuda de Cristo conseguem superar todas estas adversidades. Todos ali presentes foram unânimes quanto à beleza, simplicidade e expressividade daquele momento.

A festa continuou pela tarde fora, com a partilha das merendas, entre dois dedos de conversa, à sombra das inúmeras árvores. A música popular, típica neste tipo de encontros, não faltou, e todos os que desejaram, dançaram e (en)cantaram ao ritmo dos timbres das concertinas. Ia a tarde no seu auge, quando se vislumbraram os primeiros preparativos para o churrasco e caldo verde, para contentamento de todos os apreciadores.

Já o sol se escondia atrás da distante montanha, quando os mais apressados arrumavam as suas coisas e se preparavam para o regresso ao doce lar. Foi sem dúvida um dia de festa e a certeza de que, cada vez mais, estes momentos são um hino à união e à familiaridade com toda a comunidade verbita.

J.P.

Sem comentários: