3 de maio de 2010

I Feira Solidária

Decorreu nos passados dias 16, 17 e 18 de Abril a I Feira Solidária, em Oeiras. O evento partiu de um desafio da Câmara Municipal, lançado ao grupo “Equipa d´àfrica” e juntou no mesmo espaço 17 Instituições que intervêem maioritariamente em países lusófonos: ALVD, AMI, Bairro dos Navegadores, Batoto yetu, Diálogos- Leigos SVD para a Missão, Equipa d'África, GasNova, GasTagus, Grupo Missão Mundo, Helpo, ISU, Juventude Hospitaleira, Navegar, Oikos, Projecto SABI, Pombal XXI, WACT. 

No Mercado Velho de Oeiras em 3 dias foi possível ver diferentes “Olhares de Missão”, com cores e cheiros sobretudo dos países africanos e Timor, onde as entidades realizam projectos de voluntariado e cooperação para o desenvolvimento. 



Durante a feira os participantes promoveram as suas actividades e realizaram a venda de vários produtos, incluindo artesanato local. Houve, ainda, espaço para se provar a cachupa, assistir-se a várias apresentações de danças africanas e para se realizarem 3 workshops. Os fundos obtidos reverteram integralmente para os grupos participantes e para a realização dos projectos dos mesmos. 

Para as entidades envolvidas, além da oportunidade de divulgarem as suas actividades e fazerem algumas vendas, os 3 dias foram vividos num ambiente de grande descontracção e partilha fraterna de experiências e trabalho comum, onde a Alegria e o dinamismo foram a tónica dominante, sendo unânime a opinião de que esta é uma iniciativa a repetir. 

Fernanda Ramalhoto

Sem comentários: