13 de setembro de 2010

Parar, Escutar e Reflectir…

O grupo Diálogos - leigos SVD para a Missão, reuniu nos dias 11 e 12 de Setembro de 2010, no Seminário do Verbo Divino em Lisboa, para avaliar as actividades realizadas ao longo do ano pastoral transacto e programar o novo ano. 

Estiveram presentes 12 elementos do grupo Diálogos, o Padre António Leite, verbita e assistente nacional e a Irmã Quintinha SSPS, assistente regional Lisboa/Caldas da Rainha. 
Iniciámos o dia de sábado com a avaliação dos projectos de verão, pelos seus responsáveis. Em seguida, cada elemento dos núcleos de Guimarães e Lisboa/Caldas da Rainha procederam à avaliação de todas as actividades realizadas ao longo do ano. 

Determinados em dar continuidade à nossa missão, este ano pastoral continuaremos a realizar os três projectos de voluntariado em Portugal: no Centro João Paulo II; Caminhos e Sorrisos, com crianças e jovens nos Terraços da Ponte e o campo de trabalho com idosos em Vilar Formoso 

Para além desta continuidade decidimos abraçar um desafio bem diferente, assinalando assim os dez anos de existência do grupo. Este desafio surgiu na sequência das dificuldades detectadas, no terreno, em Angola, pelos elementos que estiveram lá em missão este ano. Tentaremos assim dar resposta à necessidade de colaborar na reconstrução da casa da comunidade verbita em Kangula, bem como disponibilizar material didáctico para a biblioteca local de Kakolo. Face a esta solicitação o grupo acordou que no próximo ano não irá nenhum elemento no habitual projecto de Verão, para Angola. 

Os trabalhos prosseguiram no domingo tendo os mesmos terminado com a ida do grupo à comunidade de Terraços da Ponte – Sacavém, local onde se realizou o projecto Caminhos e Sorrisos. Foi muito gratificante sentir o acolhimento das pessoas como sinal de gratidão pelo trabalho que se tem feito naquela comunidade. Participamos na eucaristia e no final pudemos conviver um pouco com algumas crianças e demais elementos da comunidade. 

São estes momentos que nos impelem a dar continuidade à nossa missão tendo sempre presente que, tal como dizia S. José Freinademetz, “o amor é a única linguagem que todos compreendem”. 


Cristina Cruz e Gabriela Heliodoro

1 comentário:

Cesar disse...

Parabéns pelos 10anos… Deixem-se continuar a animar pelo Verbo Divino, pelo Espírito Santo e por Deus Pai.
Beijinhos e abraços,
César