25 de outubro de 2010

Diálogos no XI Dia do Voluntário Missionário

Ainda o dia amanhecia quando saímos rumo a Leiria, cidade destino do “XI Dia do Voluntário Missionário”. À chegada ao Teatro Miguel Franco e Mercado de Santana tivemos a certeza que seria um dia muito enriquecedor e de partilha com os diferentes grupos missionários que ali se encontravam. A receber-nos tivemos o grupo Ondjoyetu que este ano foi o anfitrião como co-organizador. «Contra a pobreza, Tu podes ser a diferença!» foi o mote para todas as actividades que se realizaram durante o dia. Na conferência da parte da manhã, Alfredo Bruto da Costa, Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, falou sobre «Promover o desenvolvimento humano integral: do local ao global». Fomos interpelados por ele sobre como procedermos para resolver o verdadeiro problema da pobreza, pois segundo ele, importa ir às causas e não tratar, apenas, da privação de alimentos» e "aqui é que tu podes fazer a diferença». Seguiu-se o piquenique solidário onde as conversas entre os presentes foram fluindo naturalmente. 


Um peddy paper pela cidade com workshops foi o desafio lançado no início da tarde. Dividido em grupos partimos rumo à descoberta de Leiria e durante este percurso foram apresentados exemplos de projectos promovidos pela Amnistia Internacional, CAIS, Serviço Jesuíta aos Refugiados e Cáritas Diocesana de Leiria. Houve ainda tempo para, num outro workshop conhecer um pouco mais do grupo Ondjoyetu através de uma exposição fotográfica. 

O dia já ia longo e a cumplicidade que nos unia era cada vez mais. O dia terminou com a celebração da Eucaristia, presidida por D. Serafim, Bispo Emérito de Leiria-Fátima que de uma forma muito próxima e amiga nos alertou para a importância da Vitamina O (Oração) na vida de cada um. 

Regressamos a casa com a certeza de que juntos “conseguimos ser a diferença!” 

Notícia relacionada <<--aqui-->>

Ana Isabel 


Sem comentários: