4 de outubro de 2010

TESTEMUNHOS: Abrir Caminhos 2010 – Angola

Viver em comunidade



As pessoas! Dizer que são o mais importante de qualquer experiência missionária pode parecer um lugar comum, no entanto é o motivo que nos leva a partir de Portugal e ir até Angola. 

A resposta ao desafio de Jesus de “ide” e “vai ao encontro do teu irmão” concretizou-se com pequenos encontros que tivemos com a população. É nesses encontros que nos sentimos irmãos, independentemente da raça e da nossa cultura. É nesses encontros que Deus se torna presente e nos oferece a vida como um belo presente de amor. 
É nesses encontros que ouvimos deliciadas as histórias do povo de Kakolo e das Lundas. Histórias do dia-a-dia que são partilhadas connosco com a alegria e simplicidade de quem sabe que está a ser escutado. De quem sabe que estamos lá para tentar responder às dúvidas e às inúmeras questões que nos colocam. Encontros que propiciaram partilhas que nos permitiram descobrir que apesar de ritmos e formas de vida diferentes há muitas coisas em comum. 

Como vos poderíamos transmitir uma experiência de vida comunitária, durante o mês de Agosto, sem falar do acolhimento da comunidade verbita e que nos levou a sentir, tal como dizia Santo Arnaldo “o mundo é a nossa casa”? Vivência comunitária entre as quatro, que partimos de Portugal, com o Padre João Ladeira, superior da missão católica, mas também com as Irmãs Consoladoras que estão na missão. Vivência que nos levou a partilhar as tarefas de casa mas, também propiciar encontros com a população (católica e não católica). 

Fazer comunidade, para lá de encontros temáticos ou práticos, por mais simples que aos nossos olhos possam parecer ( foi delicioso estar com um grupo de mamãs e papás a aprender a fazer sopa, que no fim todos provaram e que muitos deles nunca tinham comido tal refeição…), passa, também, por todos os momentos de oração diária partilhada com a comunidade. E nem o vento frio, que se fez sentir todo o mês, nos levou a ficar na cama quando o despertador tocava para a eucaristia, na Igreja, às 6:15h. 

Jesus faz-se presente de cada vez que com um olhar, um sorriso, um gesto ou uma palavra somos testemunhas do seu grande Amor. 

É por Ele e por tudo isto que partimos e voltamos renovadas na nossa Fé! 



Catarina, Fátima, Fernanda e Irmã Quintinha SSpS


Sem comentários: