27 de março de 2011

Testemunhos Missionários

Na semana de 21 a 25 de Março de 2011, o P. Constantino Buapale (Missionários do Verbo Divino) e a Ir. Maria Mendes (Missionárias Servas do Espírito Santo), estiveram numa semana de animação missionária e vocacional no Colégio Conciliar de Maria Imaculada e na escola Social dos Marrazes (Leiria).

Apresentamos dois breves textos (de um aluno e de um professor), assim como uma foto que revela a boa disposição de um desses momentos.


-----------------------------------------------------
Vinde e vede

As aulas de EMRC foram animadas com o testemunho dos missionários. Os encontros foram muito positivos pelo ambiente fraterno de reflexão, partilha e proximidade que se estabeleceu durante a aula, diziam alguns alunos do 9º ano.

A vivência comunitária dos missionários e religiosas despertou a curiosidade dos alunos do Colégio. Na nossa comunidade educativa temos exemplos de dedicação e amor ao próximo: as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.

A dimensão missionária da Igreja está sempre presente na vida do Colégio. As Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição vivem em comunidade e falam a linguagem do amor. A sua presença será sempre um desafio para nós.

Alguns alunos diziam: Não foi uma aula normal, mas um encontro de irmãos missionários. Os missionários e missionárias são pessoas que trabalham com todos…

Vinde e vede (Jo 1,39) é um desafio permanente para cada um de nós…Num tempo de crise ficar sem compromissos e desafios pode ser fatal.

Professor Joaquim Lourenço

--------------------------------------------------------
Uma experiência inesquecível

No dia 22 de Março recebemos uma agradável surpresa na nossa sala de aula. Dois missionários vieram visitar-nos. O Padre Constantino e a Irmã Maria Mendes vieram ter connosco para nos falar da sua congregação e da sua estadia em Portugal.

Apesar de serem de diferentes congregações, ambas foram fundadas pela mesma pessoa. Arnaldo Janssen sentiu necessidade de ajudar pessoas de diferentes partes do mundo e foi por isso, que decidiu criar estas organizações.

Na congregação, apesar das suas diferenças, todos trabalham em conjunto, mesmo sendo difícil, eles fazem-no com o coração e ultrapassam todas as dificuldades.

Normalmente, um dos maiores problemas que têm de enfrentar é a língua, no entanto, tentam ultrapassar essa dificuldade aprendendo o idioma de cada país para onde vão.

Esta foi uma experiência inesquecível porque para além de podermos conviver com estas duas pessoas, tivemos a oportunidade de conhecer um novo estilo de vida!

Inês Mendo
- 7º ano

Sem comentários: