16 de abril de 2011

Quem vem, volta.....

Partindo bem cedo de nossas casas na manhã de sábado, dia 9 de Abril de 2011, os elementos do grupo Diálogos - leigos SVD para a missão marcaram ponto de encontro na bela cidade de Viseu para uma visita especial ao Centro de Santo Estêvão, que acolhe pessoas portadoras de deficiência e onde irá ocorrer o projecto de voluntariado de verão deste ano. 

Chegados a Viseu, estávamos prontificados a reforçar as energias e para isso usufruímos de um almoço partilhado num jardim no centro da cidade, que apesar de estar em obras, pudemos ser enriquecidos com a música da natureza. 
A visita ao Centro teve como objectivo dar a conhecer aos elementos do grupo as suas instalações e os seus utentes, bem como a disponibilidade e acolhimento do seu corpo técnico. Esta visita foi esperada com muito entusiasmo enquanto aguardávamos a chegada da Dr.ª Marta. Ao entrarmos no Centro sentimo-nos como se estivéssemos em nossa casa, sentimos paz e força para continuar a lutar contra a discriminação criada pela sociedade a estas pessoas. A Dr.ª Marta mostrou-nos os cantos e recantos daquela que para si também é já a sua casa e recebeu-nos como se já pertencêssemos à família que são todos os que se encontram no Centro. 

O mais incrível é que não somos nós que damos a força, são eles que nos dão, nós ganhamos muito mais do que damos, têm sempre um sorriso na cara, um abraço, uma brincadeira para dar. A sua ingenuidade sobre o mundo faz com se tornem ainda mais especiais. Assim se pode dizer Quem vem, volta.... a uma família como esta... 

Após esta experiência fantástica, deslocámo-nos até à Vila de Luso, onde estivemos presentes na Eucaristia das 18h00. 

Chegada a noite, fomos mimados com um delicioso e requintado jantar oferecido pelas primas do Nuno, que nos acolheram gentilmente em sua casa. 

No domingo, dia 10 de Abril de 2011, o nosso dia começou com um pequeno-almoço reforçado que nos iria dar energias para desfrutar da caminhada à Mata do Buçaco, um pequeno pedaço do Jardim de Adão e Eva. Um sítio fantástico para passear e estar com amigos, que foi o que eu senti, o grupo Diálogos é como se fosse uma família. 

Foi um fim-de-semana brindado com muito amor de Deus nos corações e carinho entre todos, uma espontaneidade incrível que nos proporcionou dois dias inesquecíveis cheios de emoções, cheios de beleza e muito gratificante. 


Ricardo Matias

Sem comentários: