2 de julho de 2011

O fascínio do voluntariado

Quando se fala em férias de Verão, o pensamento que surge é praia, viagens, descanso, esquecer as rotinas e o stress do dia-a-dia de trabalho, etc. O meu pensamento é voluntariado. Embora o voluntariado implique muita dedicação e total disponibilidade, ele constitui para mim uma forma privilegiada de viver as minhas férias, já que a proximidade do outro me proporciona uma experiência de vida enriquecedora, a todos os níveis.

Uma das experiências que me marcou e ainda marca profundamente foi fazer voluntariado com crianças, jovens e adultos portadores de multideficiência. Embora de certa forma limitados e dependentes das pessoas que se dedicam a eles, estes “meninos” são verdadeiros campeões neste caminho da vida. Pessoas que possuem dentro de si um enorme tesouro e estão dispostos a mostrá-lo a quem tiver tempo e disponibilidade para o descobrir. Aprendi com eles que não precisamos de muito para sermos verdadeiramente felizes.
Estar ao serviço de pessoas idosas, também é um grande privilégio e desafio, pois é com paciência e carinho que contornamos as dificuldades encontradas, pois nas suas rugas estão bem vincadas as situações com que a vida as maltratou ou abençoou! Conseguir quebrar essas barreiras e conquistar o coração da maior parte delas é um desafio constante. Derrubada essa barreira somos enriquecidos com laços de grande carinho, cumplicidade e partilha.

“Caminhos e Sorrisos” é um projecto que se destina a crianças e jovens, oriundas de países africanos. Elas são a imagem da vivacidade e energia e conseguem contagiar todos os voluntários. Ninguém lhes resiste! 

Embora sinta que o que faço é uma pequena gota num mar imenso de pessoas sós e a precisar de apoio, sinto-me muito recompensada por saber que estou a contribuir para que as vidas de algumas pessoas sejam mais felizes e mais fecundas.

A vida ensinou-me a acreditar que não importa a hora, o dia ou o lugar pois todo o tempo é tempo que Deus me permite dedicar ao outro.

Deixo o desafio para quem quiser participar nos projectos de voluntariado, do Grupo Diálogos – Leigos SVD para a missão, que decorrerão no próximo Verão.


Cristina Cruz

Sem comentários: