20 de outubro de 2011

Ecos do Voluntariado III: Centro Santo Estêvão


Este projecto de voluntariado proporcionou-me um leque de aprendizagens, tanto a nível pessoal como profissional. Foi a minha primeira experiência, mas penso que não será a última.

Fui recebida com muito carinho e alegria.

Uma das grandes aprendizagens desta experiência foi tornar possível uma maior sensibilidade no meu olhar para com a pessoa com deficiência! A indiferença e a tristeza deram lugar à vontade de partilhar afectos.

Foi ainda um alerta para a necessidade de trabalhar com os familiares da pessoa com deficiência, libertando preconceitos e vencendo barreiras sociais.

Diz-se que a felicidade é fugaz, mas eu arrisco dizer que fui totalmente feliz neste voluntariado e ainda sinto os seus efeitos! O apoio do grupo de voluntários, o carinho que senti pelos utentes, principalmente quando me chamavam de mãe…, o olhar e o sorriso foi factor fundamental para essa felicidade!

O amor e o carinho são a forma mais natural e assertiva de chegar à pessoa com deficiência.

Marisa Santos

Sem comentários: