22 de outubro de 2011

Ecos do Voluntariado IV: Caminhos e Sorrisos



Um só mundo, um só coração.


O projecto “ Caminhos e Sorrisos” foi, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes e importantes da minha vida pois proporcionou-me uma maior abertura e um olhar mais atento sobre outras realidades.


Ao longo dos dez dias deste projecto foi possível fazer a aprendizagem de como é amar o próximo como a nós mesmos. Isto pressupõe uma entrega total onde o outro passa a ser o sujeito da minha atenção e acção. Este estar envolve sentimentos e emoções. Significa inclinar-me para elevar o outro. Considero que isto foi o essencial do projecto. Vivo no Alentejo, em Nisa, mas sou natural da Roménia e por isso sei a importância que tem a palavra acolher!

Esta experiência superou as minhas expectativas pois mostrou-me que o amor e a amizade não têm limites e que a alegria e a partilha acontecem em todo o lado, não têm fronteiras. Fiquei deslumbrada com tudo o que as crianças nos ofereceram: amizade, cumplicidade, partilha, sorrisos e até cartas e objectos com profundo valor sentimental para elas. Tudo isto espelhou a gratidão e o reconhecimento pelo carinho, amor e disponibilidade que lhes dedicamos. O tempo passou depressa mas não à velocidade que impossibilitasse o nascimento da amizade e da cumplicidade entre todas as crianças, verdadeiras protagonistas desta história, geograficamente ocorrida nos Terraços da Ponte, em Loures, bem à entrada de Lisboa!

Fiquei surpreendida com a forma como as crianças nos acolheram, logo no primeiro dia! A sua forma simples e carinhosa de nos receber quebrou barreiras e fez-me sentir que de facto “o amor é a única linguagem que todos entendem”. Sem nunca questionarem o nosso amor elas entregaram-se sem reservas, sem preconceitos. Partilhamos bons e felizes momentos que vão ficar guardados para sempre no meu coração. 


Ileana Bianca Hritiu

Sem comentários: