25 de outubro de 2011

Ecos do Voluntariado V: Caminhos e Sorrisos


Doze voluntários, até então desconhecidos…, partiram em missão. O nosso destino era estar nos Terraços da Ponte, com crianças e jovens, em mais um projecto de voluntariado organizado pelo grupo Diálogos. Para mim foi uma estreia e talvez por isso resultou numa experiência inesquecível.

As crianças receberam-nos com muito entusiasmo e logo se afeiçoaram a nós. Parecia que já nos conheciam! Foram elas que quebraram o gelo inicial com a espontaneidade que caracteriza as crianças. Com gestos simples e sorrisos estampados nos rostos logo nos cativaram e fizeram-nos sentir em casa!

Vários foram os momentos que marcaram este projecto. Fui estabelecendo paralelismo entre as suas vidas e a minha e constatei quão mesquinhos e insignificantes são os meus problemas. Contudo, a maior surpresa e o maior desafio que tive foi o debate sobre a separação da igreja no século XV com um jovem com problemas de linguagem! Tema bastante complexo para quem sabe tão pouco dessa problemática.

Quando cheguei ao local do projecto perguntava-me o que podia fazer por aquelas crianças, quando me despedi percebi o quanto aquelas crianças fizeram por mim. Esta minha experiência de voluntariado permitiu-me conhecer uma realidade que eu pensava que só seria possível se atravessasse fronteiras!

Nuno Alegria

Sem comentários: