20 de janeiro de 2012

Coração de Mãe

“Tem cuidado, Ricardo. Vê lá se te portas bem. Tens tudo contigo? Não te esqueceste de nada?”Recomendações de mãe na hora da partida para um projeto de voluntariado, acompanhadas de um beijo e um abraço quente e demorado. Foi este o quadro na hora da despedida. 

Falando com a minha mãe, e relembrando muitos dos momentos que vivi nessa experiência, perguntei-lhe o que sentiu quando parti para Lisboa. “Quando me despedi de ti, já na paragem do autocarro, senti-me um pouco triste pois sabia que não te ia ter a meu lado durante uns dias. Por outro lado senti-me feliz por saber que ias fazer sorrir as crianças.” 
Quis ainda saber quais as mudanças que ela notou em mim, quando regressei. “Para ser sincera, não me apercebi logo de grandes mudanças, mas sei que dentro da tua cabeça muita coisa mudou. Viveste uma realidade diferente da que estavas habituado. Certamente já não vês o mundo tão perfeito como vias antes. Sei que desempenhei bem o meu papel de mãe pois sempre te ensinei a respeitar e a acolher os outros, a promover atitudes e a valorizar gestos.” 

Sem dúvida que foi muito bom ouvir todas estas coisas da minha mãe. Durante dez dias não a vi, não comi os seus cozinhados, não recebi nenhum mimo seu … mas sei que ela pensou em mim todos os dias. E é isso que a faz a melhor e mais especial mãe do mundo! 

Ricardo Matias

Sem comentários: