23 de janeiro de 2012

Mãe fonte de Amor

“Como mãe, acho excelente a tua ideia de fazer voluntariado mas ao mesmo tempo estou muito receosa pois não sei como vais reagir a esse desafio.” Estas foram as primeiras palavras da minha mãe quando lhe falei sobre este meu desejo. 

Partir, foi muito difícil para mim. Senti que também não iria ser nada fácil para a minha mãe. Ela estava confiante que eu voltaria logo no final do dia, alegando dificuldade em me adaptar. Mas eu não voltei e fiquei nos Terraços da Ponte os dez dias do projeto! 

Sempre que ela me contactava sentia receio e insegurança na sua voz porque não me conseguia ver nem estar ao meu lado para me apoiar. Estávamos ambas no mesmo barco… só que navegando em rios diferentes. 
Ao voltar a casa invadiu-me um misto de emoções: tinha saudades dos rostos que me marcaram e acompanharam ao longo dos dez dias e sentia saudades de toda a minha família, do meu espaço. Senti que a minha mãe ficou imensamente feliz por me ter de volta, mas como iria eu reagir daqui para a frente? 

Quando perguntei à minha mãe sobre as mudanças que notou em mim… olhando-me nos olhos, disse: “ A tua forma de olhar a sociedade; uma maior responsabilidade; e também um pouco mais de amor dentro de ti.” 

Continuarei a participar em projetos de voluntariado pois são uma prioridade na minha vida. Sei ainda que posso contar com o apoio incondicional da minha mãe, e isso me basta. 


Ana Luísa Matos

Sem comentários: