4 de julho de 2012

Formação e envio


No dia 1 de Julho, cerca de 44 jovens participaram numa formação para os projetos de voluntariado, no Seminário do Verbo Divino, em Fátima.

O encontro começou com a apresentação dos voluntários, de uma maneira pouco usual, pois cada um apresentou o colega do lado, obrigando assim a interagir com novas pessoas, o que acabou por ser uma experiência muito interessante. Seguiu-se uma breve apresentação do grupo Diálogos e uma reflexão, pelo Pe. José Augusto svd, que versou sobre o outro lado das nossas escolhas. Depois da eucaristia, na casa do Bom Samaritano, a maioria dos voluntários dirigiu-se para o Convivium de Santo Agostinho – Igreja da Santíssima Trindade.

Entrar na exposição missionária “Alarga o espaço da tua tenda”, aí patente, significou sentirmo-nos protagonistas da missão. Nesse espaço pudemos observar: Deus Missionário, a igreja é comunicação; Discípulos de Jesus Cristo, missionários ontem, hoje e sempre; Missão em todo o tempo e lugar; Alarga o espaço da tua tenda, da fonte batismal para a missão.

Terminada a visita sentimo-nos enviados. Regressamos ao Seminário e após o almoço partilhado os voluntários separaram-se em grupos, segundo a escolha do seu projeto. Foi o momento de nos encontrarmos com os responsáveis a fim de esclarecer dúvidas e conhecer mais profundamente a dinâmica inerente a cada projeto.

Foi uma experiência muito positiva.

Ana Sofia Paulo e Susana Paulo

Sem comentários: