26 de setembro de 2012

Avaliar, Crescer e Programar


No pretérito fim-de-semana (22 e 23 de Setembro) o grupo Diálogos reuniu-se no Seminário do Verbo Divino em Guimarães com a seguinte ordem de trabalho: 1 – Avaliação dos Projetos de Voluntariado que decorreram no Verão ; 2 – Dificuldades sentidas pelo grupo ao longo do ano; 3 – Programação para o ano 2012-2013.

Em relação ao ponto 1, todos os projetos decorreram de forma notável e exemplar, tendo sido realçado o espírito de partilha, amor, aceitação, dedicação e entrega de todos os voluntários. Foi gratificante recordar as vivências desses dias maravilhosos. Tanta ternura! Que aprendizagem! Tanta reciprocidade! E isto numa sociedade desprovida de valores.

No segundo ponto da reunião foram abordadas algumas das dificuldades sentidas pelo grupo. A falta de tempo devido a motivos profissionais dos elementos, foi uma das principais preocupações debatidas. Mas temos de ser perseverantes e usarmos os meios que estiverem ao nosso alcance para cooperarmos na construção de uma sociedade mais fraterna onde impere a lei do Amor. Estamos conscientes da nossa missão como leigos missionários e quantas vezes já recordamos a Idalina que deu a vida pela missão.

No final da tarde participamos na Eucaristia presidida pelo Pe. Leite, SVD, em Gonça, o qual nos apresentou à comunidade.

À noite outro momento importante – a oração. Nem a música exterior foi capaz de nos impedir de nos unirmos a Deus. Foi, realmente, um momento sentido. Todos reconhecemos a importância da oração. É o lubrificante e tónico das nossas vidas! Por ela, chegaremos até Deus e Ele nunca nos abandonará!

No domingo, dia 23, a chuva surpreendeu-nos mas, nem por isso, o dia deixou de ser alegre e bem-disposto. O dia cessou com a programação para 2012-2013, último ponto da ordem de trabalhos.

Sem comentários: