30 de janeiro de 2013

Comemoração do Dia de s. José Freinademetz, Lisboa


S. José Freinademetz que nasceu em Oies, norte de Itália, no dia 15 de Abril de 1852, é conhecido como o 1º missionário SVD enviado para a China, onde viveu durante 27 anos” sem nunca ter regressado ao seu país. Apesar de alguns convites nunca quis “abandonar” o seu povo, permanecendo sempre junto dos cristãos, a ponto de dizer “Amo a China e os chineses e desejaria morrer mil vezes por eles…no meio deles quero morrer e entre eles ser sepultado”. 

Falecido a 29 de janeiro de 1908, foi canonizado pelo Papa João Paulo II, juntamente com o fundador da congregação Santo Arnaldo Janssen, no dia 5 de Outubro de 2003. 

Celebrar S. José Freinademetz, foi o pretexto para o (re)encontro de dezenas de Amigos no passado dia 29, no seminário dos Missionários do Verbo Divino em Lisboa. 

Além dos Missionários, estiveram presentes todas as Missionárias Servas do Espírito Santo a trabalhar em Portugal, alguns sacerdotes e religiosas vizinhos e amigos, e representantes de vários grupos e comunidades ligados aos sacerdotes e às irmãs. 

O (re) encontro em Lisboa começou com a celebração da eucaristia, presidida pelo Pe. Valentim Gonçalves, Superior Provincial, que fazendo a ponte com os nossos dias, foi recordando um pouco a vida de S. Freinademetz. E durante a eucaristia, os cânticos e as orações em várias línguas fizeram recordar a célebre frase do Santo “A linguagem do amor é a única língua que todos os povos compreendem.” 

Animados com o cântico “Se crês em Deus”, a festa continuou durante o jantar oferecido pela casa, dando lugar para dois dedos de conversa. 

Numa noite especial, partilhar este momento em família “verbita” é motivo de alegria. 

Uma alegria que me renova e fortalece para que continue a viver “cantarei… cantarei…o que Deus nos veio ensinar…a maneira de chegar ao céu é a amar”. 

Fernanda Ramalhoto

Sem comentários: