9 de março de 2013

“Fé e Missão” - Encontro nacional de formação “Diálogos”


Nos dias 2 e 3 de Março de 2013 teve lugar o encontro de formação anual do nosso grupo Diálogos. 

A formação começou no sábado de manhã, pelas 9h15, no Seminário do Verbo Divino em Guimarães. A parte da manhã foi dedicada ao aprofundamento dos “fundamentos da fé cristã”, orientada pelo Pe. Samuel Vilas Boas. Durante a tarde, o Pe. Hugo Ventura testemunhou e abordou o tema “missão”. Durante a formação notei uma grande entrega e participação de todos através da assimilação dos conhecimentos transmitidos pelos formadores e pela troca de ideias e salutar discussão sobre os temas. 

Após o jantar, visionamos o filme “A missão” de Roland Joffé (1986) e banda sonora de Ennio Morricone. Foram enaltecidos os valores e ideais intrínsecos à missão cristã e que fez com que esta formação se tornasse mais enriquecedora e bem-sucedida. Muitas perspetivas e olhares foram apresentados sobre o que é, como se realiza e sobretudo como devem ser encaradas a fé e a missão, quais os seus fundamentos e objetivos. 

Na manhã de domingo participamos na eucaristia dominical de S. Romão de Rendufe, Guimarães, celebrada pelo nosso assistente regional Pe. Carlos, svd e concelebrada pelo nosso assistente nacional Pe. Leite, svd. 

À tarde teve lugar uma reunião de grupo para a definição das atividades a desenvolver pelo grupo nos próximos meses, incluindo a reflexão sobre os projetos missionários a levar a cabo pelo grupo no próximo Verão. 


Paulo Cardoso

Sem comentários: