8 de outubro de 2013

6º Encontro Nacional VerbumJovem

A sexta edição do encontro nacional VerbumJovem decorreu de 4 a 6 de outubro, na paróquia de Santa Catarina, Caldas da Rainha. “Sei em quem acreditei”, foi o tema que levou cerca de noventa jovens a saírem do conforto das suas famílias, para refletirem e desenvolverem várias atividades e dinâmicas de missão.
A comunidade de Santa Catarina acolheu em suas casas, de braços abertos e com muito carinho, todos os jovens presentes neste encontro. Apesar da distância pudemos sentir-nos em “nossa casa”. 
Na parte da manhã de sábado foram apresentados os Missionários do Verbo Divino, as Irmãs Servas do Espírito Santo e o Grupo Diálogos - Leigos SVD para a missão. De seguida, o Pe. Filipe, pároco das Caldas da Rainha fez o aprofundamento do tema alertando-nos para a diferença de viver uma Fé “põe-te andar” ou uma Fé “deixa estar”. A partir destas palavras foi possível uma interessante partilha de Fé, entre pequenos grupos de jovens.
Na parte da tarde passámos às atividades mais práticas, com vários campos de ação: visita aos doentes e aos idosos; momentos de reflexão; de partilha; de oração e de convívio. Gostaríamos de destacar a alegria bem visível no rosto dos idosos visitados, que demonstraram a sua gratidão com gestos de carinho e ternura oferecendo-nos o que de melhor tinham. Esta alegria contagiante foi algo que nos marcou nestas pequenas experiências de missão. 
No domingo vivemos o momento central deste encontro, a eucaristia, com toda a comunidade de Santa Catarina, onde ressoaram as palavras “aumentai a minha Fé”. Com o desejo de fazermos com que a nossa Fé transborde, como um copo cheio de água, saímos com ânimo e força de querer acreditar mais profundamente no dom da nossa Fé. 
No almoço/convívio com todos os jovens e famílias de acolhimento foi possível construir e reforçar a amizade.
“Ide e fazei discípulos” foi o mote para o envio de todos estes jovens, no momento do regresso às suas casas. Ficou o compromisso de não guardarmos para nós os momentos vividos neste encontro, mas de os partilharmos com as nossas famílias e amigos. Aprendemos que estes encontros têm de deixar marcas que terão de ser visualizadas na nossa mudança de atitudes.
 Davide Duarte


Poderá consultar mais fotos e partilhas do encontro em 
https://www.facebook.com/VerbumJovem

Sem comentários: