31 de março de 2014

"De Corpo e Alma"

O grupo diálogos participou nas primeiras jornadas "De Corpo e Alma" organizadas
pelo Grupo de Jovens "Pedras Vivas" que decorreu nos dias 21,22 e 23 de Março, em Mondim de Basto. Foram várias atividades que preencheram os três dias, como torneios desportivos, ações solidárias, jogos tradicionais, uma aula zumba,  concerto dos Orangotang entre outras atividades.

Promover o concelho e o contacto com a comunidade mondinense, nomeadamente os grupos paroquiais foram os objetivos destas jornadas que receberam cerca de 120 jovens oriundos de várias zonas do país. Estas primeiras jornadas "De Corpo e Alma" tiveram como tema "Os jovens e a evangelização" e contaram com o apoio do Município de Mondim de Basto e outras entidades locais que se empenharam para o sucesso da iniciativa


Aqui fica a partilha de Francisco Baptista recém membro do grupo Diálogos.




Para muitos, o fim de semana de 21 a 23 de março foi um fim de semana como tantos outros, mas para os jovens de Mondim de Basto e para o Grupo Diálogos foi diferente. Foram dias de (re)encontro, de partilha, de alegria (muita alegria), de oração e também, no meu caso, de grande tristeza devido à morte de um familiar.



Foi a primeira vez que estive como membro do Diálogos e gostei muito da experiência e de toda a dinâmica que envolveu o grupo.

Saímos de Lisboa no dia 21 rumo a Guimarães para podermos passar a noite em casa de membros do grupo Diálogos, para partirmos no dia seguinte para Mondim. Chegámos a horas impróprias para tal, mas não foi por isso que não tivemos uma receção calorosa, sempre acompanhada de um sorriso, que tão bem nos fez, depois de várias horas de viagem!

No dia 22, bem cedo, partimos para Mondim onde fomos bem recebidos pelos membros da organização e pelo Grupo de Jovens “Pedras Vivas”. Fomos integrados em equipas/grupos e participámos no peddy paper “À descoberta de Mondim”. Foi uma oportunidade para conhecermos um pouco dessa terra: a sua paisagem envolvente e sobretudo a sua gente muito acolhedora e disponível. Eu sinto que me “apaixonei à primeira vista” por Mondim!

Depois do peddy paper fomos para um lar onde a Tuna Juvenil, de Vila Real, esteve a
animar os idosos com algumas músicas, enquanto nós íamos conversando com eles. Conseguimos criar tal empatia com eles que momentos depois já partilhavam connosco um pouco da sua vida. Era visível a sua alegria e felicidade por poderem contar com a nossa companhia. 

Na parte da tarde houve um torneio de futsal (no pavilhão) e os habituais jogos tradicionais (numa zona verde). Foi uma tarde bem passada entre “novos e velhos” amigos. O convívio foi o principal mote deste encontro, por isso, o riso e a brincadeira foram uma presença constante. 

Infelizmente, nessa noite, depois da vigília recebi a trágica notícia de que morrera a minha avó, num trágico acidente! Face a este acontecimento senti um grande apoio do grupo e dos organizadores. Na oração da manhã, e na eucaristia de domingo, a minha avó foi recordada por todos os presentes. 

Apesar deste triste acontecimento… foi um encontro muito
bom, passado com pessoas especiais. Que venham mais encontros com o grupo Diálogos onde eu senti que a vertente humana faz parte integrante da sua essência. Este acontecimento gerou uma onda de solidariedade e tudo fizeram para minimizar a minha dor.

Gostava de agradecer ao Sr. Luís e à D. Luísa, de Mondim, pelo apoio que me deram sem sequer me conhecerem; à Joana Zacarias, porque sem ela ao meu lado eu não me teria conseguido aguentar emocionalmente e também por ser quem é para mim. Obrigado a todos.




Francisco Baptista







Sem comentários: