24 de julho de 2014

" A nossa tarefa é abrir todos os corações ao amor"

No dia 20 de Julho, o Seminário do Verbo Divino, em Fátima, acolheu trinta e cinco
voluntários, oriundos de diversos pontos do país, para o habitual dia de Formação que precede os projectos de voluntariado de verão, organizados pelo Grupo Diálogos- leigos svd para a missão. Era notória a alegria e o entusiasmo de todos quantos se inscreveram para o para o Campo de Trabalho Missionário com crianças e jovens nos Terraços da Ponte, em Loures, Lisboa e no Campo Missionário com idosos em Vilar Formoso. Foi o momento do reencontro e de partilha de quantos já se conheciam de experiências anteriores.

Um "quebra-gelo" inicial serviu de ponto de partida para este encontro, seguindo-se 2 horas de formação sobre voluntariado missionário, a cargo da Irmã Maria José, Ssps. A manhã terminou com a celebração da Eucaristia,na capela da Casa Verbo Divino, que teve como pontos altos: o envio de todos os voluntários e onde o seminarista Rafael Gomes renovou os seus votos de pobreza, castidade e obediência.
Após o almoço, reiniciaram-se os trabalhos, já com os voluntários divididos, segundo o projecto em que se inscreveram, para a apresentação específica de cada projecto. Os responsáveis pelos projectos salientaram a importância da vivência deste voluntariado em duas vertentes: humana e social. Isto pressupõe a gratuidade, o espírito de serviço, o amor pelo outro minimizando o seu sofrimento. Como grupo, é fundamental aprender a viver em comunidade, a escutar, a partilhar, a respeitar a individualidade de cada um, a criar espaços de oração e reflexão.
Sem dúvida, que este dia de formação foi já a antecâmara do verdadeiro espírito do voluntariado, neste mundo tão desatento aos outros.

Sem comentários: