21 de outubro de 2014

II Feira Missionária

No fim-de-semana de 18 e 19 de outubro realizou-se, nas imediações do Mosteiro de S.
Torcato, a II Feira Missionária organizada pelo grupo Diálogos e AMIVD de Guimarães. Este ano, a data coincidiu com o Dia Mundial das Missões, sendo esta uma forma encontrada em seguir a mensagem do Papa Francisco em nos empenharmos com orações e gestos concretos de solidariedade, no apoio às Igrejas jovens dos territórios de Missão. 


Com esta feira pretendeu-se divulgar os projetos Missionários de ambos os grupos através de uma miniexposição em formato de cartazes e imagens. Por outro lado, pretendeu-se também, angariar fundos para os novos projetos propostos para o presente ano pastoral, com uma tenda de comes e bebes. Foram servidos bolos com carne e sardinhas e a variedade de sopas confecionadas pelas paróquias confiadas aos Missionários do Verbo Divino. 


Entre as conversas que fomos tendo com as pessoas que vieram saborear os nossos petiscos, percebemos que, foram passando pela feira pessoas de vários locais da nossa Diocese de Braga, mas foram maioritariamente provenientes de S. Torcato e das freguesias circundantes a marcar presença. 

No domingo, a feira terminou com desgarradas e ao som de concertinas. Com músicas tradicionais minhotas, rapidamente as pessoas se juntaram para um pezinho de dança. 

No final, apesar do cansaço expresso em todos intervenientes do grupo Diálogos e AMIVD, era comum o sentimento de agradecimento a todas as pessoas que apoiaram e ajudaram a que esta feira se tornasse numa verdadeira festa Missionária, onde todos puderam saborear o espírito da Missão.





Sem comentários: