27 de maio de 2015

Viagem a Steyl_Partilha 3

Existem alturas na nossa vida que precisamos de parar e refletir sobre tudo aquilo que nos rodeia e, muitas vezes, a melhor maneira de o fazer é retornar às nossas origens, às nossas raízes e, neste caso particular às raízes da nossa fé. Durante belos e intensos quatro dias rumamos a Steyl, uma pequena aldeia na Holanda, para ‘bebermos’ dessa fonte, casa mãe da família missionária criada pelo Pe. Arnaldo Janssen.
Deus chama-nos a ser Igreja, a partir pelo mundo para espalhar a sua Palavra, principalmente nos sítios onde ela não chega. Arnaldo Janssen, um jovem padre alemão, fundou na Holanda uma congregação missionária com o grande objetivo de levar a Boa Nova a todos os povos. Sempre com o intuito de criar uma grande obra que respeitasse a vontade de Deus e O glorificasse, Arnaldo conseguiu formar e enviar missionários para os quatro cantos do mundo, centrados num grande objetivo: tudo para a glória de Deus!

O clima que encontramos em Steyl foi de paz e harmonia. A receber-nos, belos edifícios, igrejas sumptuosas e de rara beleza, jardins verdes, e um enorme calor humano! O tempo que passamos em Steyl foi propício para a reflexão, para momentos divertidos, em grupo, para orarmos junto do Pai e do seu fiel servidor, Arnaldo Janssen, “absorvendo” toda a mensagem que Steyl tem para nos oferecer. Foi, e é clara a vontade de toda a congregação que Steyl seja o expoente máximo do que significa pertencer, como leigo ou consagrado, a esta grande congregação missionária.
Não podemos esquecer o grande trabalho desenvolvido pelas Irmãs Servas do Espírito Santo, as ‘blues’ ou as ‘pinks’, que estiveram bem presentes na vida de Arnaldo. A paixão demonstrada por aquelas irmãs no seu caminho de fé, oração e serviço é algo que nos deve servir de exemplo para a nossa vida, pois nem sempre nos entregamos de alma e o coração àquilo que fazemos.
 Agora, de volta ao nosso dia-a-dia e à nossa realidade não podemos deixar de fazer memória de tudo quanto sentimos e vivemos. Esta passagem por Steyl deve inquietar-nos e responsabilizar-nos a sermos «uma missão nesta terra, pois para isso estamos neste mundo».

Tiago Botelho

Sem comentários: