19 de outubro de 2015

Ecos do 8º Encontro Nacional Verbum Jovem

          De 9 a 11 de outubro realizou-se o 8º Encontro Nacional Verbum Jovem, em Nisa, uma vila situada em Portalegre.
          Quando me convidaram para participar neste encontro achei que seria semelhante a um acampamento de escuteiros, onde iria conhecer novas pessoas, fazer atividades e participar na eucaristia. Mas foi bem diferente! É verdade que fomos com as nossas inseguranças, sem sabermos muito bem como tudo iria decorrer, pensando que poderia ser uma experiência aborrecida. Mas foi tudo bem diferente, desde a viagem de sexta-feira até aos abraços de despedida de domingo... Criamos com todos eles uma forte amizade e achamos que as melhores coisas são as que surgem sem planos ou grandes expectativas.
Naquele encontro, cerca de 120 jovens deixaram a sua zona de conforto para estarem em comunhão com jovens de 15 nacionalidades diferentes (japoneses, chineses, angolanos, indianos, indonésios, etc.), onde todos se entenderam por gestos, sorrisos, olhares…. Aprendemos que devemos viver a nossa juventude como missionários, quer na nossa casa, na nossa aldeia, no nosso trabalho… estendendo as mãos aos mais necessitados.

           Quando chegamos ao local do encontro deparamo-nos com jovens a cantar e outros a confirmar a sua chegada. Quando chegou a hora de sermos acolhidos pelas famílias, como não havia número suficiente…os rapazes ficaram num salão e as raparigas ficaram nas famílias que se disponibilizaram. A Diana, a Carolina e a Rita fizeram a experiência de serem acolhidas por uma família que não conheciam. No início estavam apreensivas, mas bem depressa se integraram na “nova” família! O início do encontro teve lugar na igreja. Foi neste local que abordamos o tema: «Foi a mim que o fizeste». Em seguida formaram-se grupos e demos início ao pedy-papper e visitamos os lares da região.
No final do dia participamos em trabalhos de grupo. Depois do jantar, todos os grupos apresentaram peças de teatro, ou músicas… que evidenciaram a forma como viveram aquele dia.
Quando terminou este momento de partilha/convívio voltamos para as famílias de acolhimento. No Domingo participamos num momento de oração, escutamos o testemunho das Irmãs Servas do Espírito Santo e participamos na eucaristia preparada pelos jovens. Foi um momento muito especial! Depois do almoço avaliamos um pouco este encontro de jovens… e eis que chega a pior parte: as despedidas. É verdade. Foi a primeira vez que me custou vir embora, pois sei que tão cedo não poderei estar com eles, dada a distância! Contudo, sei que as redes sociais me manterão em contacto…o que minimiza as saudades…e a distância.

Na viagem de regresso para Guimarães, o Sr. Padre Dinis foi brincando connosco para aliviar as saudades que já sentíamos! Paramos em Fátima para agradecer a Maria este magnífico fim-de-semana que tivemos, e pedimos-lhe que a nossa viagem corresse bem. Queremos agradecer ao Sr. Padre Dinis o convite que nos fez, pois só assim foi possível vivermos esta bela e marcante experiência. 
Pedro Sousa

Sem comentários: