10 de outubro de 2015

“Missão sempre e em todas as frentes. Ad Gentes e Igrejas particulares”

As Jornadas Missionárias Nacionais de 2015 decorreram nos dias 19 e 20 de setembro, no Centro Paulo VI, em Fátima, e contaram com a presença de cerca de 300 participantes. A temática proposta para reflexão incidiu sobre “Missão sempre e em todas as frentes. Ad Gentes e Igrejas particulares”, a partir da qual foram apresentadas conferências, workshops, testemunhos e debates.
O bispo D. Manuel Linda, na abertura das Jornadas, lançou o apelo para que todos se envolvessem na dimensão missionária da Igreja portuguesa, a fim de a tornar mais viva entre nós. 
Na mesma linha, o Padre Fernando Domingues, diretor Geral da Obra de São Pedro Apóstolo, referiu que ser missionário é cumprir a tarefa de que fomos incumbidos por Jesus Cristo: “Vinde ver e Depois ide” e “Como eu vos fiz, fazei vós também”. Com base no Decreto Ad Gentes, sobre a atividade missionária da Igreja, do Papa Paulo VI, salientou que a Igreja vive para ser missionária e, por isso, é urgente viver em estado permanente de missão, como nos tem continuamente recordado Papa Francisco.
Referiu ainda, que o caminho para um rosto missionário da Igreja em Portugal passa pela criação de Centros Missionários Diocesanos e Grupos Missionários Paroquiais. Estes caminhos levam as comunidades a descobrir que sair pode ser uma riqueza e não um empobrecimento. Mencionou que há dioceses que já estão a dar este passo através de geminações: Leiria-Fátima/Sumbe e Braga/Pemba. Desafiou outras dioceses a acreditarem neste caminho, contribuindo deste modo para o rosto de uma Igreja aberta, universal e solidária.
Na noite de sábado, para além dos interessantes testemunhos de voluntários missionários
de diferentes grupos, fomos surpreendidos com a animação especial do grupo “Jovem Levanta-te”. Foi marcante e apaixonante o testemunho dado pela responsável deste grupo! Uma história difícil de contar, por palavras que custavam a sair, mas que revelaram um ato de coragem ao partilhar com todos os presentes o que considera negativo na sua vida. Uma vida difícil… desde a sua infância vivida com a avó que se preocupou em lhe ensinar os valores cristãos. Uma vida difícil… na luta constante entre entrar numa vida escura e “fora da lei” ou seguir o caminho que aprendera com a sua avó. O resultado destas difíceis etapas da sua vida fizeram-nos estremecer ainda mais, quando chegou o momento da apresentação do grupo “Jovem Levanta-te”, fundado juntamente com o seu marido.
No domingo, as jornadas terminaram com o testemunho do Padre Paul Karam, libanês e Presidente da Cáritas Nacional do Líbano. Tivemos contacto com a “missão de alto risco” ao escutarmos o relato de refugiados que fogem da morte e da perseguição. Aqui, a missão é salvar vidas!


Davide Duarte

Sem comentários: